terça-feira, 27 de junho de 2017

A torta surgiu na Grécia Antiga



Luís Alberto Alves

Foi na Grécia Antiga que surgiram as tortas, oferecidas à deusa Artemis, divindade ligada às colheitas, à natureza, à caça e à fertilidade.
Após muitos séculos chegou ao Brasil, onde é  assada no forno, feita de massa de farinha de trigo e recheada de várias formas. 

Curioso que em Portugal ela é um bolo enrolado, conhecido entre os brasileiros como rocambole. A torta, doce ou salgada, é usada como símbolo de comemoração de datas festivas.

                                                                                                 

Como fazer torta de legumes



Luís Alberto Alves

Ingredientes: 3 ovos, 1 colher (café) de sal, 3 colheres (sopa) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de queijo ralado, 1 colher (sopa) de pó Royal, 1 ½ xícara de óleo, ½ litro de leite, azeitonas sem caroço, 2 cenouras, 2 chuchu, 2 tomates, 1 lata de milho, 1 lata de ervilha.

Como fazer: Coloque no liquidificador os ovos, a farinha de trigo, o queijo ralado, o pó Royal, o óleo, o leite e bata para ficar igual um mingau. Após descascar os legumes (cenoura, chuchu, tomate, milho, azeitonas e a ervilha) os ferva por 10 minutos.

 Depois espalhe os legumes numa forma quadrada e jogue por cima a massa que estava no liquidificador. Asse em forno bem quente até ganhar a consistência de bolo.


quarta-feira, 7 de junho de 2017

Como fazer coxinha


Luís Alberto Alves

Ingredientes: 2 copos de farinha de trigo, 2 copos de água (cozimento do frango), 2 tabletes de caldo de galinha, 1 colher de margarina bem cheia (sopa).

Preparo: Primeiro cozinhe um peito de frango misturado com caldo de galinha e depois desfie. Numa panela refogue o frango com temperos a gosto e reserve.

Depois coloque numa panela 2 copos da água do cozimento, 1 colher de margarina, derreta a margarina aos poucos e coloque a farinha de trigo, mexendo sem parar para não empelotar.

Deixe esfriar e modele na palma da mão. Coloque o recheio que é a carne desfiada do frango, passe no ovo e na farinha de rosca e frite.



A coxinha de frango surgiu no Interior de SP



Luís Alberto Alves

Cada salgadinho ou doce tem sua história. Não aparecem do nada. Este é o caso da coxinha de frango. Era época do Brasil colônia, quando um garoto residente numa fazenda na cidade Limeira, Interior de SP, filho da princesa Isabel, desfrutava o seu isolamento, pois era “especial”.

Tinha diversas regalias, e seu hábito era comer coxas de galinha. Num certo dia, a cozinheira da fazenda descobriu que as coxas de frango não seriam suficientes para matar a fome de todos no almoço. Pegou partes do frango, desfiou, colocou num recheio de massa feita de batata e farinha de trigo.

A empregada tomou esse cuidado, por que o garoto iria provocar confusão se não tivesse coxas de galinha para ele. No início estranhou o prato, mas provou e gostou demais da receita. A notícia se espalhou e chegou até a imperatriz Tereza Cristina, que logo experimentou a delícia feita com frango desfiado.

A receita chegou ao chefe da cozinha imperial e a fama da coxinha aumentou. Mas naquela época, essa iguaria era restrita somente aos salões da realeza. O tempo passou e hoje este salgadinho é encontrado em bares, botecos e até nos restaurantes onde a elite gasta o dinheiro ganho com suor de muitos trabalhadores nas suas indústrias.


terça-feira, 6 de junho de 2017

Saiba fazer bolo de chocolate




Luís Alberto Alves

Ingredientes: 4 ovos, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó, 2 colheres (sopa) de manteiga, 3 xícaras (chá) de farinha de trigo, 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 colheres (chá) de fermento, 1 xícara (chá) de leite, 2 latas de creme de leite com soro.

Como fazer: Num liquidificador coloque os ovos, o chocolate em pó, a manteiga, a farinha de trigo, o açúcar e o leite e bata por 5 minutos.
Depois adicione fermento e misture com uma espátula de forma suave. Numa forma untada com manteiga, despeje a massa e asse em forno médio a 180º C. Antes pré-aqueça por 40 minutos.

Calda: Ingredientes: 2 colheres (sopa) de manteiga, 7 colheres (sopa) de chocolate em pó, 2 latas de creme de leite com soro, 3 colheres (sopa) de açúcar.

Como fazer: Numa panela aqueça a manteiga e misture o chocolate em pó até ficar homogêneo. Em seguida coloque o creme de leite e misture bastante até ficar cremoso. Desligue o fogo e coloque o açúcar.

Curiosidade: O chocolate surgiu na América com os índios Maias. Cultivavam cacau e dele retirava um líquido amargo de suas sementes. Misturavam com baunilha e pimenta e fazia a bebida xocolatl. Tomavam para combater o cansaço.


Até o século 17, o chocolate era servido como bebida. Só em 1674, os confeiteiros britânicos tiveram a ideia de misturar o cacau à farinha de trigo e fazer bolos, vendidos em empórios.

Como surgiu o bolo



Luís Alberto Alves

Para acompanha este blog, já perceberam que várias delicias apareceram no Egito. O bolo é uma delas. Na época dos faraós, ele era feito a partir de pães adoçados com xaropes de frutas, como tâmaras e passas.


Na época renascentista, os romanos sofisticaram, porque conheciam a arte da fermentação. É deles a ideia de usar o bolo, por causa do formato redondo, lembrando uma bola.

Pudim de Tapioca com Coco e Morango

    Nestlé A sobremesa leve e refrescante, ideal para quem busca praticidade sem abrir mão do sabor. A tapioca granulada é hidratada com águ...

Postagens mais visitadas